Publicado em

Orientações para uma boa Otoplastia Orelha em Abano

Em casos específicos, em que as orelhas em abano causam forte impacto emocional na vida da criança esta idade pode ser reduzida em um ou dois anos. A suspensão do cigarro, para que diminua significativamente a chance destas complicações deve ser feita com 30 dias de antecedência. O ideal que que a paciente não fume até o 30º dia de pós-operatório, pois neste período o fumo aumenta bastante a chance de queloides e cicatrizes hipertróficas. No entanto, recomenda-se que a pessoa não dirija, pois ela pode sentir desconforto e os movimentos da cabeça ficam limitados no pós-operatório.

De preferência, fique em repouso por quatro dias e só lave o cabelo no dia seguinte à operação. Embora a orelha possa apresentar inchaço e edemas nas primeiras semanas após o procedimento, o paciente já pode ter uma ideia dos resultados logo após a cirurgia. Ao receber alta, o paciente deve ir para sua casa e repousar por, pelo menos, dois dias.

Assim, eles podem dirigir e voltar ao trabalho depois de apenas 2 dias, desde que suas tarefas não exijam esforço físico. Alguns adiam esse retorno devido ao uso da faixa, mas as atividades leves estão liberadas. É necessário 5 dias de repouso total para a recuperação da cirurgia de orelhas.

Porém, a liberação médica para voltar às atividades rotineiras costuma ocorrer após 2 semanas. Para realizar atividades físicas de alto impacto o prazo é um pouco maior, normalmente 2 ou 3 meses. Os riscos de má cicatrização no pós-operatório da otoplastia podem incluir cicatrizes hipertróficas ou queloides, que são cicatrizes elevadas e visíveis. E outro risco é a infecção na área cirúrgica, que pode prejudicar o processo de cicatrização. Esse tipo de cirurgia plástica é uma das que menos impede a vida normal dos pacientes.

Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

A idade ideal para se fazer a cirurgia de correção das orelhas é a partir dos 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. No 1º mês, deve-se evitar qualquer tipo de trauma nas orelhas, inclusive dormir sobre elas. Por um mês, deverá ser utilizada uma faixa elástica cobrindo as orelhas 24 horas por dia, a fim de prevenir a recidiva da má formação prévia. No Grupo da Dream Plastic no Facebook, você tem a oportunidade de conhecer ex-pacientes da clínica e ver resultados de cirurgias plásticas em um local totalmente seguro e EXCLUSIVO PARA MULHERES. Agora que você já sabe tudo sobre o pós-operatório da otoplastia, que tal ver fotos de pacientes reais que estão passando pela fase de recuperação? Aqui na Dream isso é possível, já que contamos com o maior grupo de Cirurgia Plástica do Brasil.

Quanto tempo leva para se recuperar da otoplastia?

Quanto tempo leva para verificar o resultado de um procedimento nas orelhas?

O que ajuda a tornar o processo de recuperação menos dolorido e a aliviar o desconforto nas primeiras fases pós-cirúrgicas. Infecções, sangramento, dificuldades de cicatrização, perda ou aumento da sensibilidade são alguns exemplos. Porém, quando o paciente volta ao médico lipoescultura antes e depois para acompanhamento, esses problemas são detectados rapidamente e corrigidos pelo cirurgião. Esforços intensos e exercícios físicos devem ser evitados durante 10 dias. Depois disso, o médico costuma liberar o paciente para realizar a maioria das suas atividades de rotina.

Quais os cuidados em relação aos exercícios físicos no pós-operatório da otoplastia?

Dependendo da atividade que o paciente desempenha no dia a dia, o atestado pode ser estendido para até 14 dias. Poderá haver inchaço na área operada que, eventualmente, permanecerá por semanas, menos frequentemente por meses e, apesar de raro, poderá ser permanente. Poderá haver alteração da pigmentação cutânea com aparecimento de manchas ou descoloração nas áreas operadas que poderão permanecer por alguns dias, semanas, menos frequentemente por meses e raramente permanentes. A ação solar ou a iluminação fluorescente poderão ser prejudiciais, no período pós-operatório. Poderá haver líquidos, sangue e/ou secreções acumulados nas áreas operadas, requerendo drenagem e/ou curativos cirúrgicos e/ou revisão cirúrgica em uma ou mais oportunidades.

Por exemplo, caso você tenha tido alguma vez, ao colocar um piercing ou brinco, as chances de ter novamente são altas. Dificilmente as orelhas voltam a crescer após a otoplastia, mas caso isso aconteça, um dos motivos é por causa de uma cicatrização ruim. É possível que durante o pós-operatório a cicatrização da cartilagem não ocorra como previsto.

Atento aos detalhes, necessidades e desejos de cada paciente, oferece as mais adequadas intervenções cirúrgicas, visando resultados naturais e duradouros. Está em constante atualização de suas técnicas, realiza procedimentos diversos, sempre com equipamentos seguros e ao lado de equipe médica qualificada. O cuidado que os médicos mais frisam para o pós-operatório é o uso contínuo da faixa elástica, pois essa ação que irá estabilizar as orelhas e mantê-las na posição certa. Nesse período, é comum que o paciente se queixe de algum incômodo na região em que houve a intervenção, mas esse desconforto será minimizado com os medicamentos prescritos pelo cirurgião. Exames laboratoriais e cardiológicos são essenciais e devem ser discutidos com o cirurgião. Medicamentos, incluindo suplementos naturais, devem ser suspensos para evitar complicações de coagulação.

Por conta disso, é fundamental seguir as orientações médicas com muito cuidado para garantir uma recuperação bem-sucedida. Movimentos bruscos ou trauma nas orelhas podem deslocar as suturas podem levar a resultados insatisfatórios. Por isso, é importante seguir as orientações médicas para minimizar esses riscos, garantindo uma recuperação tranquila e cicatrizes discretas após a otoplastia. A recuperação da otoplastia costuma ser tranquila, mas ainda assim, exige cuidados bem específicos. Inicialmente, após a realização da otoplastia, o paciente recebe alta com um curativo compressivo envolvendo as orelhas, que deve ser retirado após cerca de sete dias. Nesse período os pacientes costumam sentir um leve desconforto, mas pode ser minimizado com medicamentos.

A higiene adequada no pós-operatório da otoplastia desempenha um papel vital na prevenção de infecções e na promoção de uma recuperação tranquila. E o mais importante aqui é seguir rigorosamente as orientações fornecidas pelo cirurgião plástico para garantir a limpeza adequada das orelhas. Por falar nela, o uso da faixa de compressão sobre a orelha é uma prática fundamental no pós-operatório da otoplastia devido a vários motivos. Para começar, essa faixa ajuda na proteção das orelhas após o procedimento cirúrgico e contribui para uma recuperação bem-sucedida.