Minas Gerais, com suas paisagens deslumbrantes e rica tradição cultural, oferece uma infinidade de experiências aos viajantes. Em Lapinha da Serra, a Pousada do Mirante Lapinha da Serra proporciona uma estadia inesquecível, cercada pela beleza natural da região. Os visitantes podem explorar as trilhas locais, banhar-se em cachoeiras refrescantes e desfrutar de vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A Pousada do Mirante Lapinha da Serra é o ponto de partida perfeito para quem deseja imergir nas maravilhas naturais e na tranquilidade que Minas Gerais tem a oferecer.
Lugares para viajar em Minas Gerais: resumão dividido por atração
Antes de falarmos do roteiro em si, acho importante pontuar por que visitar Minas Gerais pode ser uma boa ideia, independentemente do tipo de viagem que você queira fazer. Esse é um dos maiores estados do Brasil e, por conta disso, conta com uma grande diversidade não só geograficamente falando, mas também culturalmente. E eu acho que a diversidade unida por esses pequenos pontos faz de Minas um lugar único. A Casa da Pirâmide é uma casa construída com pedras onde muitas pessoas se juntam para assistir ao pôr do sol. Por isso, costuma ser uma das atrações mais disputadas de São Thomé das Letras.
Ouro Preto (Lavras Novas)
As atrações podem ser conhecidas em um mesmo dia em passeio a partir de Capitólio e, com um pouco de sorte, você ainda terá o privilégio de avistar muitas aves e animais como o tamanduá-bandeira e o veado campeiro. Vale lembrar que esse roteiro é uma sugestão, não um manual que deve ser seguido à risca. Isso quer dizer que ele pode ser adaptado de acordo com seu tipo de viagem. Se você prefere ficar mais tempo na natureza, deixe mais dias para aproveitar o que esses lugares têm para te oferecer, por exemplo. Você encontra tudo isso no Mercado Municipal e nas feiras de artesanato das praças D.
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MELHORES CIDADES EM MINAS GERAIS PARA VIAJAR
Para completar o passeio, dê uma voltinha pela Praça Gomes Freire e, ao retornar a Ouro Preto, faça uma parada para conhecer a Mina da Passagem. Para começar a viagem, experimente um passeio de lancha pelo Lago de Furnas e veja bem de perto os Cânions de Capitólio, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Durante o dia de navegação, você poderá visitar diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas.
Pedro (dos Macacos) e Pedro Sanches, que acontecem todos os domingos. Ninguém resiste a tutu de feijão, doce de leite, queijo de Minas e tantas outras delícias típicas. A culinária é tão importante em Belo Horizonte que a capital mineira foi eleita uma das cidades criativas da UNESCO no quesito gastronomia. Uma cidade vibrante, com ótimos bares e restaurantes e uma cena cultural diversificada. Assim é Juiz de Fora, quinta cidade mais populosa do Estado de Minas Gerais. Parques, museus e jardins estão dentre os pontos turísticos que podem ser visitados por lá.
Aqui, os turistas garantem uma experiência educativa e cultural exclusiva, já que o itinerário destaca os pontos turísticos mais importantes de ambas as cidades. Seguindo as premissas do passeio anterior, saiba que você também pode participar do free walking tour Belo Horizonte, que proporciona experiências incríveis pela capital mineira. Mas, se você tem apenas pouco tempo de viagem para curtir a cidade, ou pretende viajar sem carro, não deixe de participar do City Tour Belo Horizonte que é a opção ideal para viajantes apressados e que zelam por comodidade. Afinal de contas, BH também é uma cidade planejada no Brasil, o que deixa o turismo pela região bem mais agradável.
Seja nas cachoeiras de Bueno Brandão ou nas vinícolas a curtição está garantida. São Thomé das letras é uma cidade mística, costumamos brincar que é nossa Machu Picchu. Essa cidade está a 1440 metros de altitude em uma região muito rochosa bem escondida na altitude.
Estou falando de outras atrações como a Cachoeira da Toca que é muito legal, falo também do Parque Estadual do Biribiri, um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais. Parque este onde há diversas cachoeiras, mirante e até pinturas rupestres. Enfim, Diamantina é uma das melhores cidades em Minas Gerais para viajar, não tenho dúvidas disso. Esta é uma das cidades de Minas Gerais fundadas no sul do estado que é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As igrejas do século 18 que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio, são alguns dos encantos.
Há muitas pousadas bem confortáveis e gastronomia é também um forte atrativo na cidade. Localizada na zona da mata mineira, a Vila de Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte. O Parque Estadual do Ibitipoca, em plena zona da mata mineira, encanta com suas passagens com águas amarelas escuras. Existe uma porção de cidades de Minas Gerais imperdíveis para o viajante conhecer na terra que normalmente é associada a coisas boas como pão de queijo, café e cachaça. Lembrando que, essa é uma boa opção de passeio para quem deseja viajar sem carro ou ainda, tem pouco tempo para curtir a região. Afinal de contas, o passeio proporciona uma experiência enriquecedora, com um itinerário cuidadosamente planejado que destaca os pontos turísticos mais importantes de ambas as cidades.
Por fim, a Casa do Baile foi projetada para ser uma espécie de restaurante dançante. Para conhecer o complexo com os três museus, é necessário fazer agendamento prévio. Como são relaxantes os banhos de águas termais de Poços de Caldas, no sul de Minas! Como Poços está situada sobre a cratera de um extinto vulcão, a água que brota na região chega à superfície da terra com temperatura de 45° C. Assim você conta com vários balneários para relaxar, como as Thermas Antonio Carlos, com massagens e banhos especiais em um edifício neorromano de 1931.